Da nebulosidade inicial, o Homem limpa os olhos, descobre o silêncio, caminha para o dia em direção à luz. O sagrado não se oculta, está em si, nele, no Homem, à procura da claridade que decorre por entre as mãos.
Do obscuro saber, o mito esmaga a exterioridade, leva o Homem à viagem interior, onde as cores revelam a presença do sagrado que se esmagam no encontro da sensibilidade, no ventre.
Da coisificação absurda, rodeante, o Homem projeta no universo, na tela, a desordem onírica, que espera, necessita, do olho, da água, da lágrima que dá ordem, sentido.
Na inquietude individual, o artista, o pintor, olha o mito, agarra a cabeça, mergulha nas cores, limpa os olhos, desvela a vida.
A Vida...

terça-feira, 10 de abril de 2012


Ilustrar e Editar para a Infância e a Juventude em Portugal – por André Letria
11 de abril de 2012 | Auditório da Escola de Engenharia – Gualtar, Braga

O II Ciclo de Atividades em Literatura para a Infância e a Juventude do Instituto de Educação da UMinho promove um encontro com o ilustrador André Letria, no auditório da Escola de Engenharia em Gualtar na próxima 4ª feira, dia 11 de abril pelas 14h30. Vencedor de inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, editor da Pato Lógico, André Letria é detentor de “um discurso estilístico marcado pelo apuro técnico, pela economia narrativa e por uma poderosa capacidade de evocação simbólica”.

Nota Biográfica
André Letria nasceu em Lisboa, em 1973. Trabalha como ilustrador desde 1992. O seu trabalho divide-se entre a ilustração de livros para crianças, a ilustração editorial, a cenografia e a animação. Como ilustrador ganhou diversos prémios donde se destacam o Prémio Nacional de Ilustração, em 2000; o Prémio Gulbenkian, em 2004; ou um Award of Exellence for Illustration, atribuido pela Society for News Design (EUA). Está publicado em diversos países, como os EUA, Brasil, Inglaterra, Espanha ou Itália. Realizou a curta-metragem “Zé Pimpão, o «Acelera» ”, vencedora do prémio Melhor Filme Português no Festival Animatu 2007. Realizou e escreveu a série de animação Foxy & Meg, baseada numa colecção de livros e personagens seus com o mesmo nome, vencedora do 2º Prémio Zon de Animação Digital. Trabalhou como cenógrafo para a Companhia Teatral do Chiado, de 2000 a 2005. Criou e co-organiza o Farol de Sonhos – Encontro sobre o Livro e o Imaginário Infantil. Em 2010, criou a editora Pato Lógico Edições. Em 2012, fez parte do júri da primeira edição do Bologna Ragazzi Digital Award, da Feira de Bolonha.



Serviço de Informação, Comunicação e Imagem do IE
Instituto de Educação
Telef.: 253 601 220 | sici-ie@ie.uminho.pt

Sem comentários: