Da nebulosidade inicial, o Homem limpa os olhos, descobre o silêncio, caminha para o dia em direção à luz. O sagrado não se oculta, está em si, nele, no Homem, à procura da claridade que decorre por entre as mãos.
Do obscuro saber, o mito esmaga a exterioridade, leva o Homem à viagem interior, onde as cores revelam a presença do sagrado que se esmagam no encontro da sensibilidade, no ventre.
Da coisificação absurda, rodeante, o Homem projeta no universo, na tela, a desordem onírica, que espera, necessita, do olho, da água, da lágrima que dá ordem, sentido.
Na inquietude individual, o artista, o pintor, olha o mito, agarra a cabeça, mergulha nas cores, limpa os olhos, desvela a vida.
A Vida...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Uma...saltada...por amor à música, à escola e ao nosso coro


Primavera com.Música
no Parque de Exposições de Braga


A Companhia da Música - Fundação Bomfim mobilizou toda a sua comunidade escolar para o espetáculo e o concerto que decorrem em 31 de Março de 2012 no Grande Auditório do Parque de Exposições de Braga, no âmbito da iniciativa “Primavera com.Música”.
O primeiro espectáculo realiza-se às 16h00, envolvendo a participação das Classes de Iniciação e Pré-Escolar e o segundo às 21h30 com a entrada em palco dos alunos das classes do Ensino Básico e Secundário.
Ao todo estarão envolvidos nesta “Primavera com.Música” cerca de 400 alunos e alguns dos professores da Companhia da Música, envolvendo a apresentação dos coros, ensembles de cordas, sopros e guitarras e orquestras de câmara.
A realização da “Primavera com.Música” proporcionou aos alunos da Orquestra de Câmara a oportunidade de participarem num estágio com o maestro Luís Machado, que culminará com a realização do Concerto às 21h30.
Luís Machado nasceu em 1978 e iniciou os seus estudos musicais aos doze anos com o professor Carlos Carneiro, tendo ingressado na ARTAVE onde estudou violino com os professores José Camarinha e Gaio Lima.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian obteve a licenciatura em violino na Hogeschool voor de Kunsten Utrecht – Holanda, na classe da professora Keiko Wataya. Em 2005 conclui o curso de pós-graduação em direcção de orquestra, com Distinção, na Royal Academy of Music, onde estudou com os maestros Colin Metters, Sir Colin Davis e George Hurst.
Participou em master-classes com os seguintes maestros: Sir Colin Davis, Kenneth Kiesler (Universidade de Michigan), Mark Shanahan, Nicholas Cleobury, Lutz Köhler (Universidade de Berlim), Kotaro Sato (Geidai de Tóquio), entre outros.
Em 1998 obteve o 2.º prémio em violino nível - superior no concurso "Prémio Jovens Músicos". Em 2003 foi-lhe atribuída a bolsa de estudo "Sir Henry Wood" e em 2005 o prémio "Foundation Award" pela Royal Academy of Music.
Apresentou-se em público com a Royal Academy Concert Orchestra, o Manson Ensemble e a Orquestra Sinfónica de Havant da qual foi maestro assistente na temporada de 2004/2005, sendo-lhe atribuída a "Bob Harding Bursary" para Jovens maestros por esta mesma orquestra.
É desde 2005 Maestro da Orquestra ARTAVE, director artístico do Lusocello Ensemble.
Quaisquer informações adicionais sobre o espetáculo e o concerto podem ser obtidas nas instalações da Escola no Mercado Cultural do Carandá, em Braga, no site www.companhiadamusica.com.pt ou através do telefone 253 202 300.

Sem comentários: